AS EXIGÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO PILOTO PRIVADO - PARTE 1

As Exigências para a formação do Piloto Privado – PARTE 1

Bem-vindo a mais uma edição do Journal da BREVETT Inteligência Aeronáutica.

Após a leitura dos Journals anteriores concernentes a formação de Pilotos no Brasil, daremos continuidade na orientação da estrutura e organização das formações, e vamos falar agora das exigências para a formação.

No último journal, verificou-se que há 3 níveis de Licenças de Pilotos, não é mesmo?

Portanto, há de se analisar agora, quais as exigências para se formar na primeira licença, a de Piloto Privado. Já parou para pensar no que é necessário para se tirar a primeira licença?

Bom, há mais informações antes de se prosseguir para os mínimos exigidos.

O que baliza estas informações, ou seja, o regulamento principal que especifica os mínimos para a formação do Piloto ainda é o RBAC 61, que se encontra na sua sétima emenda.

Este, como já mencionado anteriormente, é dividido em Subpartes e a primeira delas de que deve ter conhecimento é a subparte C, a Licença de Piloto Aluno.

Daí você se pergunta: Mas não eram somente três Licenças? E respondemos a você SIM!

São somente três licenças que validam a formação de um piloto, que garante realmente que uma pessoa possa voar uma aeronave. Mas antes da formação, antes de se tornar um piloto, será que qualquer pessoa pode efetuar o treinamento? A resposta é NÃO.

Há portanto a Licença de Piloto Aluno, que é uma licença concedida automaticamente ao aluno que atender aos pré-requisitos para iniciar o treinamento de piloto e que se encontrar devidamente matriculado em uma Escola de Aviação.

Então para se iniciar o processo de formação do Piloto Privado, antes deve-se atender as exigências de um Piloto Aluno que são:

     1. Ter mais de 18 anos ou ter mais de 16 com a devida autorização dos pais; e
     2. ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

Então é possível iniciar seu treinamento de piloto antes de completar os 18 anos de idade? Sim, é possível, desde que haja autorização dos pais ou responsável, ou seja emancipado.

No caso, não é uma vantagem muito grande se iniciar o treinamento logo aos 16. Isto porque o prazo para se formar um piloto não é longo, e o regulamento posteriormente dita que para fazer o primeiro voo solo, onde o aluno é o único ocupante da aeronave, deve-se ter no mínimo 18 anos.

Esta missão de voo solo é por volta da vigésima hora de voo na maioria das escolas de aviação.

Então, o ideal é um aluno iniciar o seu processo aos 17 anos, próximo de se fazer 18 anos, se for um bom aluno. Sabe por que? Porque há três passos que devem ser seguidos, e um deles envolve efetuar uma prova de 5 matérias em uma das seções da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, que se encontram espalhadas por todo o País.

PASSO 1 – O CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO (CMA)

A primeira coisa que um aluno deve se preocupar é em adquirir um Certificado Médico Aeronáutico, ou CMA. Este Certificado como em seu nome está explícito, visa obviamente garantir que o aluno possui aptidão médica, condições psicológicas e boa saúde para operar uma aeronave.

Existem vários níveis de Certificados, o de 1º Classe, o de 2 ª Classe, e de 4ª Classe.

Quanto menor o número da Classe, maiores são as exigências físicas para se conseguir o certificado. Como as informações sobre estas exigências são muitas, haverá uma publicação do journal especificamente para o CMA.

Por enquanto, há de se saber que o Certificado exigido para o Piloto Privado é o Certificado de 2 ª Classe. Ele é emitido com validade de 5 anos, e o piloto então deverá renová-lo sempre para poder continuar voando, sob pena de multa.

O Certificado de 1ª Classe é exigido para Pilotos Comerciais e Pilotos de Linha aérea, e o de 4ª Classe para pilotos desportistas ou pilotos de planador. Primeiramente, para adquirir este certificado, o aluno deve escolher uma das clínicas credenciadas pela ANAC e se submeter a vários exames.

DICA: Por mais que haja mais a frente um Journal com todas as informações, cabe ressaltar que se o aluno possuir interesse ou estiver decidido a trabalhar na área da aviação, como se sabe deve possuir no mínimo a licença de Piloto Comercial. Sendo assim, é importante avaliar a possibilidade de já efetuar o exame para o nível do CMA de 1ª Classe. Isto porque há casos de Pilotos Privados que ao tentar adquirir o CMA de 1ª Classe, não obterem sucesso e não poderem mais continuar na carreira de Piloto. Por mais que sejam poucos casos, ainda mais se possuir algum problema de saúde, consulte-nos ou vá até uma clínica credenciada.

Entre em contato com a Brevett se desejar mais informações ou sugestões de clínicas credenciadas de referência. Clique aqui.


PASSO 2 – A PROVA TEÓRICA DE PILOTO PRIVADO

O aluno até mesmo antes de retirar o CMA, poderá fazer o segundo passo, mas não sendo aconselhável, uma vez que sem o CMA, o aluno não poderá sequer pensar em ser piloto.

Ele deverá optar em adquirir livros e estudar por sua conta própria, ou se matricular em uma Escola de Aviação com Curso Teórico de Piloto Privado Homologado.

O aluno deverá ter conhecimento sobre várias disciplinas e se submeter a um exame na Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC.

Muitas pessoas irão lhe dizer sobre 5 matérias, e realmente na prova da ANAC o conteúdo mais abrangente visa avaliar o aluno sobre elas. Mas, o que poucos sabem ou levam a sério, é que uma Escola Homologada corretamente e de acordo com as normas da ANAC, não ministra somente cinco matérias. No caso seguem todas elas::

    - O Piloto Privado;
    - A Aviação Civil;
    - Segurança de Voo;
    -  Combate ao Fogo;
     - Medicina de Aviação;
     - Regulamentação de Aviação Civil;
     - Navegação Aérea;
     - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves e Motores;
     - Teoria de Voo;
     - Meteorologia;
     - Regulamento de Tráfego Aéreo.


Lembre-se de que, infelizmente na aviação, como em várias outas áreas, há quem pense somente no ganho de capital, e esqueça dos valores iniciais da formação, que visam ética e qualidade em tudo o que se faz.

Há pessoas que dizem que as outras disciplinas além das técnicas (em negrito), não são importantes.

Há quem diga ainda que a palestra que se chama O Piloto Privado, não serve para a formação.

Saiba que isto nunca será verdade. As informações iniciais para a formação do piloto são mais importantes até mesmo do que as horas de voo. Isto porque estas informações irão balizar o aluno durante toda a sua formação e até após a mesma, seguindo por sua vida e em toda sua carreira.

Há Pilotos Privados que não receberam instruções sobre a metodologia de Regulamentação de Aviação Civil e não conhecem nem mesmo um Regulamento Brasileiro de Aviação Civil ou a Estrutura organizacional da Aviação Civil.

Isto porque a ANAC ainda permite que o estudante estude em casa, e o fato de que há escolas que não seguem o manual de treinamento com fervor.

No entanto, isto ainda é um assunto a se adentrar futuramente.

Saiba, por enquanto, que deve escolher uma boa escola de aviação para a sua formação ou bons livros que lhe instruam com qualidade sobre as realidades envolvidas na área, e que não fantasie.

A sugestão da BREVETT é que encontre uma boa escola de aviação.

Estudar por conta própria pode ser bom, mas todos sabem que a rigidez e disciplina com os estudos, poucos possuem, e além disto, a experiência de um professor, ainda mais na área da aviação, são imprescindíveis.

Há bons pilotos que oferecem aulas particulares informais para ajudar nos estudos. Isto pode ser bom se for um bom profissional, e quando digo profissional, seja bom professor.

Não são todas as pessoas que possuem o dom do ensino, e muitos acabam por ficar até mesmo desmotivados com o fato de não entenderem ou não possuírem uma afinidade com quem tenta ensinar.

Portanto, após estudar e estar pronto, o aluno deverá marcar sua prova na ANAC e receber a aprovação.

Se possuir alguma dúvida com relação a marcação da prova na Agência Nacional de Aviação Civil, clique aqui.

PASSO 3 – O TREINAMENTO PRÁTICO DO PP – HORAS DE VOO

Após então ter marcado a prova na ANAC e ter obtido a aprovação, o aluno agora deverá iniciar o seu treinamento prático.

O aluno deverá agora, obrigatoriamente, se matricular em uma Escola de Aviação Civil e iniciar seu treinamento. O mínimo de horas de voo exigidos são de 35 horas, isto se forem efetuadas sem interrupção, de acordo com o RBAC 61.

Se o aluno interromper seu treinamento, serão exigidas 40 horas.

Na verdade, muitos ainda se perguntam o que seria esta interrupção, mas a verdadeira resposta para este texto do RBAC 61 é que anteriormente, antes do ano de 2008, o aluno poderia efetuar o treinamento de piloto privado em uma aeronave particular desde que somente 15 horas fossem feitas em uma Escola de Aviação. Mas para tal, ele deveria completar o total de 40 horas de voo.

Naquela época porém, se o aluno se matriculasse em uma Escola de Aviação para fazer o seu treinamento prático, e se efetuasse o mesmo completamente na escola, poderia completar somente 35 horas de voo.

Em resumo, NÃO SE PREOCUPE COM ESTA QUANTIDADE DE HORAS. Saiba que um bom treinamento de pilotagem aérea nunca será efetuado com menos de 35 horas de voo. Há escolas que exigem o mínimo de 48 horas. E isto é permitido? PERFEITAMENTE!

O RBAC 61 estabelece o mínimo, e as escolas possuem a obrigação de exigir do aluno a quantidade de horas necessárias para se tornar um piloto digno, que não possua medo em efetuar navegações e em adentrar espaços aéreos controlados com alto nível de tráfego.

Há pilotos formados que nunca operaram em aeroportos de grande porte como Confins, Guarulhos, Congonhas ou Galeão, por exemplo. Este tipo de piloto perde grandes oportunidades de trabalho futuramente por não ter dedicado ao seu treinamento no curso de Piloto Privado.

Tire sua carteira com 50, 60 ou até mesmo 80 horas. Não se preocupe com o que os outros pensam ou dizem. Não é vantagem tirar a carteira de Piloto Privado como pouca hora de voo, e isto será explicado nos próximos Journals.

Mas, de qualquer forma, o piloto bem formado é o que possui segurança para operar sua aeronave, se necessário, por todo o Brasil.

A primeira pergunta que deve ser respondida é a seguinte: Meu amigo tem um avião, posso fazer meu treinamento de piloto na sua aeronave? A primeira resposta é Não!

Hoje somente pode-se efetuar o treinamento de Piloto Privado em uma Escola de Aviação Civil devidamente homologada pela ANAC. Se o avião de um amigo estiver ARRENDADO, ou seja, vinculado à uma Escola de Aviação, aí sim poderá voar esta aeronave, mas não porque é de seu amigo, e sim porque ela faz parte de uma Escola de Aviação.

Mas, além disto, há as especificações das horas de treinamento dentro destas 35 que muitos não compreendem e acabam tendo de fazer mais horas por falta de conhecimento. E a primeira informação para continuar com a explicação é entender o tipo de hora voada.

Existem horas de voo em Comando, horas de voo Solo, horas de voo em Duplo Comando e etc....

Por esta parte ser extensa em conteúdo e informações pertinentes até mesmo para pilotos já formados, convidamos a você a acompanhar nosso próximo Journal, que será a parte 2 das exigências do treinamento do Piloto Privado.

Este será focado no treinamento prático e irá sanar várias dúvidas da maioria dos pilotos e entusiastas.


Acredita que pode contribuir? Ficou alguma dúvida?

Envie para contato@brevett.com.br ou clique aqui.

Redigido por

Marcelo Augusto T. Ribeiro
Diretor da BREVETT Inteligência Aeronáutica

 

 

 

Orçamento por WhatsApp