PASSAGEIROS E BAGAGENS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Todos nós já tivemos ou temos dúvidas sobre bagagens em viagens de avião:
O que posso transportar? Qual o peso ideal da bagagem?  O que posso levar na bagagem de mão?

A Brevett Inteligência Aeronáutica esclarece as principais dúvidas para você!

O controle dos objetos transportados está relacionado a segurança de voo, ou seja, impedir que determinado item produza algum perigo para os passageiros e tripulantes da aeronave. Dessa forma, no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) há uma lista com exemplos de objetos que são permitidos em voo, classificados em: Artigos de desporto e lazer; Armas de fogo e armas brancas; Eletrônicos e baterias; Ferramentas e utensílios; Fósforos, isqueiros, inflamáveis e explosivos; Itens pessoais e de consumo; e Necessidades médicas.

Entretanto, a ANAC informa:
 

importante consultar previamente a empresa área contratada quanto à permissão do transporte do item desejado, pois algumas são mais restritivas que a regulamentação. "


A Resolução n°400/2016 permite a venda de passagens áreas com diversos tipos de franquias em bagagens despachadas. Assim, é importante que você cliente observe as regras do contrato na hora da compra, e analise as características exigidas em relação as bagagens: peso e dimensões.

E sobre as bagagens de mão: O você pode levar?  Qual o peso ideal?

A ANAC confirma que o passageiro tem direito a levar na cabine até 10 kg, sem custos adicionais. Apesar disso, a empresa que você selecionou para viajar pode restringir esse peso, informação essa contida no contrato de transporte.

De acordo com a regulamentação os seguintes itens não podem ser transportados na bagagem de mão:  

  • Armas de fogo, até mesmo as réplicas, armas de choque elétrico, armas de pressão, estilingue, spray de pimenta, ácidos ou neutralizantes;
  • Objetos Cortantes com lâminas superiores a 6 cm, ou seja, estiletes, navalhas, facas, tesouras, entre outros;
  • Ferramentas, em exemplo: furadeiras, brocas, chaves de venda, serras e martelos;
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou infláveis; e
  • Substâncias químicas e tóxicas.


A ANAC, além disso, cita alguns objetos que podem ser transportados na bolsa de mão:

"Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinho usados em exames médicos.

Aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças), aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro, termômetros de medição térmica, relógio de pulso com alarme, eletrônicos permitidos a bordo (consulte antecipadamente a companhia aérea). "

Posso transportar líquidos na bagagem de mão em voos internacionais?

Sim!! Contudo, algumas regras da ANAC devem ser seguidas pelos passageiros dos voos internacionais e por aqueles que embarcam em uma área de destino internacional, mesmo estando em um voo nacional:
 

  • Todos os líquidos, inclusive em gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml cada;
  • Líquidos conduzidos em frascos com volume superior a 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio; e
  • Todos os frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente (que possa ser fechada e contendo capacidade máxima de 1 litro), e devem estar dispostos com folga dentro da embalagem fechada.


Você, cliente da companhia área, esteja sempre atento as regras do contrato na hora da compra da sua passagem, visto que nele há dados que podem esclarecer pequenas dúvidas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Brevett e fique atento ao nosso Journal.



Redigido por:

Aline Amélia da Costa
Colaboradora da Brevett Inteligência Aeronáutica

 

 

Orçamento por WhatsApp