Como se preparar para uma Inspeção de Rampa da ANAC?

Você sabia que a ANAC atualizou recentemente a sua Lista Mestra de Verificação de Inspeção de Rampa – LMVIR?

Se você está lendo esse texto porque quer saber sobre a nova LMVIR, por já ter passado por uma inspeção de rampa da ANAC ou mesmo que não tenha passado, quer se preparar, então este texto é para você.

Seja muito bem-vindo a mais um Journal da BREVETT.

Primeiramente, deixe-me te explicar o que de fato é uma inspeção de rampa:

Inspeção de Rampa nada mais é que uma inspeção realizada em uma aeronave, por um inspetor da ANAC, onde o mesmo irá verificar diversos itens na aeronave, de documentos da aeronave a procedimentos operacionais.

O que é verificado em uma inspeção de rampa da ANAC?

A LMVIR da ANAC, publicado no MPR-033/SPO, é dividido em: Verificação de documentos de pasta, tripulação, documentos da aeronave, publicações, procedimentos operacionais e inspeção externa.

Nessa divisão são verificados, por exemplo, os Certificados de Matrícula e Aeronavegabilidade, Ficha de Peso e Balanceamento, Licença de Estação, Seguro RETA, FIAM/RIAM e outros, dependendo de sua operação.

É também feita uma inspeção visual da aeronave, afim de se verificar se as marcações estão corretas, se todos os equipamentos e instrumentos instalados são certificados para aquela aeronave e etc.

Onde encontrar essa relação de documentos de uma Inspeção de Rampa?

Os inspetores da ANAC ao realizar uma Inspeção de Rampa seguem uma Lista Mestra de verificação, conhecida como LMVIR, que está disponível para consulta no site da ANAC – clique aqui para acessar.

Te aconselho seriamente em verificar e entender este documento, para que você esteja preparado para passar por uma inspeção de rampa a qualquer instante.

Além disso, preparei um Guia Gratuito em que te explico detalhadamente como funciona uma Inspeção de Rampa e te dou várias dicas para que você possa estar bem preparado ao se encontrar com um inspetor da ANAC no aeroporto.

Quais os principais problemas encontrados em uma Inspeção de Rampa?

Nos últimos anos, pudemos auxiliar vários parceiros que tiveram problemas ao passar por uma inspeção de rampa e mantivemos um registro dos problemas mais comuns enfrentados por esses operadores.

Os problemas mais comuns e fáceis de resolver são documentos vencidos ou sua ausência a bordo da aeronave. Apesar de simples, são passíveis de autuação.

Outro problema muito comum, mas não tão simples, é a instalação de equipamentos e instrumentos que não possuem certificação ou não estão regularizados naquela aeronave.

Este segundo caso poderá deixar sua aeronave interditada até que o equipamento seja removido ou sua certificação seja regularizada.

Se você deseja saber um pouco mais sobre um processo de modificação em aeronaves, escrevi um conteúdo específico sobre isso, basta clicar aqui para acessar.

Se você teve qualquer problema ao passar por uma inspeção de rampa e ainda não sabe como irá responder a ANAC, fique tranquilo, basta entrar em contato por aqui e vamos encontrar a melhor solução possível para você.

Dicas para estar preparado para uma Inspeção de Rampa da Anac:

Este é um assunto que deixa muitos pilotos e operadores apreensivos e desconfortáveis com a ideia de ter sua aeronave interditada.

Por este motivo, gostaria de compartilhar com você algumas que o auxiliarão a passar mais tranquilamente por uma inspeção de rampa.

1) Pode parecer bobagem, mas seja sempre cordial com os inspetores da Anac, pois eles estão apenas fazendo o trabalho deles e promovendo maior segurança operacional na aviação. Eles nem sempre estarão corretos, mas discordar com cordialidade demonstrará profissionalismo.

2) Saiba localizar e utilizar a Lista mestra de verificação da Anac. Como disse anteriormente, este é o documento base utilizado pelos inspetores da Anac, então saber manusear este documento mostrará conhecimento sobre a legislação aeronáutica perante os inspetores – clique aqui para acessar.

3) Mantenha um controle próprio de vencimentos dos documentos da aeronave e dos documentos da tripulação, pois este é um erro simples que pode ocasionar em uma autuação, além de não ser bem recebido aos olhos dos inspetores da Anac.

4) Operar com equipamentos instalados não certificados ou regularizados, apesar de muito comum, é um problema muito sério no que diz respeito à segurança operacional. Além de deixar a aeronave interditada até a resolução deste problema e ser passível de autuação pelos inspetores da Anac.

Conclusão

Vimos nesse Journal um pouco sobre a inspeção de rampa feita pelos inspetores da Anac e como se preparar melhor para evitar problemas com sua aeronave.

Te convido a baixar gratuitamente o guia exclusivo de inspeção de rampa, que preparamos para você saber utilizar a lista mestra de verificação da Anac e ficar tranquilo por estar preparado para receber os inspetores da Anac na sua aeronave.

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser saber mais sobre esse assunto, basta entrar em contato e será um prazer conversar com você.

Agradeço a sua atenção e até a próxima.

Um forte abraço!

Redigido por

Leonardo Romano Cardoso
Engenheiro Aeronáutico
Diretor da BREVETT Inteligência Aeronáutica

Orçamento por WhatsApp