Como Funciona o Processo de Modificação de Aeronaves?

Olá, se você quer saber mais sobre o processo de modificação de aeronaves junto à ANAC, está no lugar certo.

Bem-vindo a mais um Journal na BREVETT!

Como disse nos artigos anteriores, se não existir um CST aprovado junto à ANAC, ou ainda um STC aprovado junto ao FAA, esta será a única opção disponível para você fazer a modificação requerida.

O processo de grande modificação ocorre junto a Gerência Geral de Certificação de Produtos Aeronáuticos – GGCP / ANAC, localizada em São José dos Campos, no estado de São Paulo.

Além disso, o processo de modificação pode ser conduzido através de um processo H.02 ou H.20, ou seja através da emissão de um Certificado Suplementar de Tipo – CST ou SEGVOO 001, respectivamente.

Emissão de CST ou SEGVOO 001?

O processo H.02 é realizado com a intenção da emissão de um Certificado Suplementar de Tipo (CST) – se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Nesse caso, na folha de rosto do CST estarão relacionados quais são as aeronaves aplicáveis para aquela modificação.

Já o processo H.20 é realizado com a intenção da emissão de um SEGVOO 001 e nesse caso, será restrito a apenas um número de série e matrícula.

Quais são as etapas do processo?

Agora que você já sabe a diferença entre CST e SEGVOO 001, vou te falar quais são as etapas do processo de aprovação de uma grande modificação.

1) Solicitar documentos administrativos e informações técnicas ao cliente

2) Vistoria inicial na aeronave (se aplicável)

3) Elaboração dos Relatórios de Engenharia e Desenhos Técnicos

4) Protocolo do Processo H.02 / H.20 junto à GGCP / ANAC

5) Abertura do Processo H.02 / H.20 junto à GGCP / ANAC

6) Análise do Processo H.02 / H.20 junto à GGCP / ANAC

7) Autorização de Instalação emitida pela GGCP / ANAC

8) Execução dos Ensaios de Desenvolvimento em Solo e Voo (se aplicável)

9) Elaboração dos Relatórios de Resultados de Ensaio em Solo e Voo (se aplicável)

10) Análise dos Resultados dos Ensaios pela GGCP / ANAC

11) Emissão do CST / SEGVOO 001 pela GGCP / ANAC

12) Encerramento do Processo

Preciso te dizer que ao contrário que muitos pensam, este não é um processo trivial! Possuímos a responsabilidade de garantir que todos os requisitos aeronáuticos sejam cumpridos e que a aeronave com a modificação incorporada se mantenha aeronavegável por todo seu ciclo de vida.  

Para você ter uma ideia, a ANAC exige que diversas análises técnicas apresentadas nos relatórios de engenharia (estrutural, elétrico, mecânico, safety assessment e etc.) sejam encaminhadas.

Além disso, este é um processo que se arrasta por vários meses – pelo fator ANAC envolvido – em que as análises dos relatórios podem levar mais de 80 dias.

Como Contratar uma Empresa de Engenharia para fazer uma Modificação?

Esse é um excelente questionamento e neste momento você como operador da aeronave, deverá ponderar muito bem quem contratar para executar esse serviço.

Por que estou te dizendo isso? Pelo simples fato que uma má prestação de serviço poderá deixar a sua aeronave por mais tempo groundeada e fará você perder muito dinheiro.

Por isso, como engenheiro quero te ajudar encontrar e contratar uma equipe de engenharia que tenha as qualificações necessárias para aprovar a sua modificação junto à ANAC.

Preparei esse guia para que você saiba o que verificar para contratar uma equipe de engenharia competente e que irá te auxiliar – basta solicitar aqui o seu Guia totalmente gratuito.

Quero o meu Guia Gratuito: Como Contratar uma Equipe de Engenharia.

Conclusão

Tentei compilar aqui as informações mais importantes e que você precisa saber, para estar informado sobre o assunto ou ainda tomar uma melhor decisão.

Neste próximo texto, vou falar sobre como se preparar para uma inspeção de rampa e evitar que sua aeronave fique em situação irregular junto à ANAC.



Agradeço a sua atenção e até a próxima!

Um forte abraço e bons voos.

Redigido por

Leonardo Romano Cardoso
Engenheiro Aeronáutico
Diretor da BREVETT Inteligência Aeronáutica

Orçamento por WhatsApp