CST EM AERONAVES - GRANDE MODIFICAÇÃO

Olá, se você pretende fazer uma modificação na sua aeronave e já existe um projeto aprovado (CST), você está no lugar certo!

Seja muito bem-vindo a mais um Journal da BREVETT.

Primeiramente, vou explicar o que é um CST para aqueles que não estão familiarizados com esse termo:

Certificado Suplementar de Tipo – CST é um documento emitido pela ANAC, que constitui uma aprovação de uma grande modificação introduzida em um projeto de tipo já certificado.

Então basicamente, o CST é uma alteração no Certificado de Tipo (CT) original de um artigo aeronáutico - Aeronave, Motor ou Hélice.

JÁ EXISTE UM CST APROVADO?

Uma boa notícia é já existir um CST aprovado para a modificação que você deseja fazer, isso fará você economizar tempo e dinheiro.

O primeiro caminho é verificar se o detentor do CST autoriza qualquer operador utilizá-lo – como os da GARMIN são.

Em caso negativo, entrando em contato com o detentor do CST é possível – após negociar o valor com eles – obter uma autorização de uso do mesmo e fazer a instalação na sua aeronave imediatamente.

Vale ressaltar que todo CST possui na sua folha de rosto, as aeronaves que são aplicáveis. Caso a sua for aplicável, você pode utilizar – com a autorização do detentor - o CST imediatamente, sem precisar envolver a ANAC!

COMO PESQUISAR SE JÁ EXISTE UM CST APROVADO PELA ANAC?

Essa é uma pergunta muito comum feita por nossos clientes e parceiros.

Por esse motivo, resolvemos preparar um GUIA totalmente grátis, para que você possa pesquisar se já existe um CST aprovado para a modificação que você deseja fazer.

Esse Guia vai permitir que você mesmo faça essa pesquisa e possa tomar a melhor decisão.

Isso mesmo, sem pano preto nenhum, clique aqui e solicite o seu GUIA – EXISTE UM CST APROVADO, totalmente grátis.

QUERO O GUIA - EXISTE UM CST APROVADO?

AO INVÉS DO CST FOI EMITIDO UM SEGVOO 001

Nesse caso, infelizmente não será possível utilizar os dados técnicos aprovados, uma vez que foram realizados para um número de série específico.

O SEGVOO 001 é realizado através do processo H.20 e você poderá utilizar o nosso guia para verificar essa informação também.

NÃO ENCONTREI UM CST APROVADO, E AGORA?

Nesse caso, temos duas opções:

1) A primeira delas é verificar se já existe um projeto aprovado fora do Brasil, através de um STC – equivalente ao nosso CST – emitido pela autoridade aeronáutica norte-americana – FAA.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, temos um Journal falando exatamente sobre a validação de STC aqui no Brasil, não deixe de conferir – basta clicar aqui.

2) Se você não encontrar um projeto aprovado para sua aeronave, tudo bem! É possível conduzir um projeto de grande modificação junto à ANAC e aprovar a modificação na sua aeronave.

Neste texto, você ficará por dentro de como funciona o processo de Grande Modificação e o que você precisa saber para contratar uma empresa de engenharia – Disponível em 08/10/2018.

CONCLUSÃO

Realmente espero ter te ajudado a compreender um pouco mais sobre esse assunto.

Se ficou com qualquer dúvida, vamos bater um papo – basta clicar aqui.

Agradeço a sua atenção.

Um forte abraço e bons voos!

Acredita que pode contribuir? Ficou alguma dúvida?

Envie para contato@brevett.com.br ou clique aqui.

Redigido por

Leonardo Romano Cardoso
Engenheiro Aeronáutico
Diretor da BREVETT Inteligência Aeronáutica



 

Orçamento por WhatsApp