VALIDAÇÃO DE STC NO BRASIL

Se esta é a sua dúvida, seja bem-vindo a mais um Journal da BREVETT, vamos te explicar mais sobre o processo de validação de STC junto a ANAC e FAA.

Primeiramente, deixe-me explicar o que é um STC para aqueles que não estão familiarizados: O Supplemental Type Certificate (STC) é o documento equivalente ao nosso CST – Certificado Suplementar de Tipo – contudo, o STC é emitido pela autoridade aeronáutica norte-americana, o FAA.

Se quiser saber um pouco mais também sobre CST, este texto aqui é para você – clique aqui para acessar.

Primeiramente, você precisa entender que para as aeronaves com matrícula brasileira, é obrigatório que o STC esteja validado na ANAC para ser utilizado.

Então, se a modificação que você quer fazer na sua aeronave já foi aprovada junto ao FAA, mas ainda não foi validada aqui no Brasil ou ainda não possui nenhum outro CST aprovado aqui, este é com certeza o caminho que você deve seguir.

Para você consultar uma modificação aprovada por STC no FAA, basta consultar no site do FAA – clicando aqui.

Uma dica: Tenha atenção para a aplicabilidade dos STCs. E caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos perguntar – clicando aqui.

Validar um STC norte-americano junto à ANAC é um processo bem mais rápido e econômico do que iniciar do zero um projeto de grande modificação na ANAC, com certeza!

Então, minha dica é: não caia na conversa das empresas de engenharia e tente sempre viabilizar a sua solução da melhor maneira possível.


Para te ajudar nisso, preparei um guia completo do que você precisa para validar um STC-FAA aqui no Brasil junto à ANAC – totalmente gratuito.

Nesse Guia de Validação de STC-FAA vou te explicar sucintamente:

- Porque validar um STC aqui no Brasil;
- Como funciona o processo de validação de STC junto à ANAC;
- Quais são as partes envolvidas no processo de validação do STC;
- Qual o valor da taxa da ANAC para validar um STC;
- O prazo para validar um STC aqui no Brasil;
- Quanto custa para validar um STC junto à ANAC;

Vamos combinar, vai contratar uma empresa para fazer, então é melhor estar por dentro do funcionamento do processo de validação de STC-FAA e suas variáveis, assim não vai deixar nenhuma empresa se aproveitar de você.

Então é isso, sem pano preto nenhum, após dar uma lida eu tenho certeza que estará preparado para fazer a melhor escolha.

QUERO O GUIA DE VALIDAÇÃO DE STC NO BRASIL!

Por último, se você não sabe se já existe um CST aprovado aqui no Brasil para sua aeronave, meu próximo texto é pra você – clique aqui para acessar.

Se tiver qualquer dúvida, mande aqui e vamos conversar!

Espero ter te ajudado, bons voos e um forte abraço!

Acredita que pode contribuir? Ficou alguma dúvida?

Envie para contato@brevett.com.br ou clique aqui.

Redigido por

Leonardo Romano Cardoso
Engenheiro Aeronáutico
Diretor da BREVETT Inteligência Aeronáutica

Orçamento por WhatsApp